Como colocar plantas em lagos ornamentais
30 de agosto de 2016
Vale a pena organizar as mídias biológicas
10 de setembro de 2016

Fiz uma lista dos erros mais comuns que os aquaristas que estão entrando no hobby cometem.

  1. A não ciclagem do aquário: Muitas pessoas compram um aquário e já querem levar para casa os peixes sem um planejamento correto, com essa precipitação a chance dos peixes adoecerem é grande, quando é feito a ciclagem correta no aquário existe bactérias suficiente para  processar  toda a amônia que os peixes vão produzir dessa forma você vai ter um aquário estabilizado.
  2. Super população: Normalmente as pessoas gostam de ver um aquário lotado de peixes com mais peixes do que água e isso acarretam vários problemas começando pelo bem estar dos peixes, eles gostam de ter espaço para nadar. Outro problema é a carga biológica (amônia) que será produzida pelos peixes é necessário um filtro super dimensionados para dar conta de toda essa carga biológica e um bom sistema de oxigenação para todos os peixes e bactérias. Uma regra que o pessoal fala é 1 cm de peixe por litro de água acho valido para ter uma idéia de quantos peixes posso ter mas, gosto de usar o bom senso porque cada peixe gosta de coisas diferentes.
  3. Peixe grande ou aquário pequeno: Muitas vezes compramos aquários e compramos espécies de peixes que crescem muito e muito rápido e o aquário fica pequeno rapidamente e os peixes perde seu espaço para nadar e pode acabar se machucando nos enfeites . Antes de comprar um peixe pesquise sobre a espécie que você esta querendo.
  4. Equipamento: Um erro comum é achar que o seu aquário não precisa de filtro, mas todos os aquários seria bom ter filtro para processar todos os retos orgânicos que os peixes produzem e deve ser bem dimensionados. Ate mesmo aquário de beta é bom ter filtro.
  5. PH:Muitos aquaristas não dão a devida atenção ao PH mas um peixe que não esta vivendo e uma adequada ele esta sujeito ficar doente e as vezes morrer de uma hora para outra. Faça teste de PH semanalmente para acompanhar e corrigir se necessário, evite mudanças bruscas de PH para que o peixe não sofra um choque de PH.
  6. Compatibilidade: Quando for comprar um novo peixe para por no aquário sempre pesquise antes. Os peixes vivem em regiões diferentes do mundo por que possuem necessidades diferentes. É necessário que você saiba quais são suas necessidades como: temperatura, comportamento, instinto de sobrevivência, equilíbrio químico.
  7. Excesso de alimentação: Esse deve ser o erro mais comum no aquarismo a quantidade de comida deve ser necessária para alimentar os peixes e não pode sobrar comida no aquário. Muitas pessoas falam que o peixe come até explodir de tanto comer mais isso é um equivoco quando é jogado mais comida do que os peixes comem existe um excesso de matérias em decomposição no aquário quando o filtro não da conta de processar toda essa amônia o peixe morre por causa da amônia e não por que comeu de mais. A comida jogada no aquário deve acabar em 2 minutos mais ou menos.
  8. Alimentação: Parece algo muito simples alimentar os peixes é só jogar a comida no aquário mas não é tão simples assim os peixes como nós possuímos necessidades nutricionais . Qual tipo de peixe você tem são herbívoros carnívoros ou onívoros variar a alimentação é muito interessante também.
  9. Muita limpeza: Normalmente as pessoas pensam quanto mais limpas melhor e quando existe um excesso de limpeza no aquário as bactérias têm dificuldade de se fixar e multiplicar. Nunca use sabão ou outro produto de gênero nos enfeites, pois são tóxicos para os peixes.
  10. Falta de limpeza: A falta de limpeza também é um problema mesmo que o seu filtro seja superdimensionado vai chegar um dia que você vai precisar limpar o aquário. Mesmo que não tenha um excesso de amônia no aquário pode ter um acumulo de nitrato que é menos tóxico, mas em grandes quantidades é prejudicial para os peixes. Por isso que as trocas parcial de água (TPA) é tão importantes para a saúde dos peixes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.