Diagnostico de doenças de peixes tropicais

Doenças em peixes de aquário
30 de maio de 2019

As vezes é difícil identificar as doenças nos peixes principalmente nos primeiros estágios da doença, E para complicar alguns fungos e bactérias podem se aproveitar para atacar o peixe onde o parasita atacou inicialmente e frequentemente eles são os responsáveis pelos sintomas visíveis dificultando o diagnostico da doença no peixe.
Na tabela abaixo verifique o local e o sintomas que mais se aproxima que você observou no seu peixe e verifique o(s) número (s) na próxima tabela para obter mais descrição sobre a doença e possíveis tratamento.

 

Olhos do peixe está:

Um ou os dois olhos parecem estar mais inchado que o normal. 5-9-12
Um ou os dois olhos estão esbugalhados, e o peixe esta com falta de apetite e teve mudança na cor. 1
Um ou os dois olhos estão turvos na área de pupila. 1
Um ou os dois olhos estão com ausência das órbitas sem outros sinais físicos ou anormalidades comportamentais. 1-24
Área ao redor dos olhos estão anormalmente branca. 9
Os olhos tem uma aparência de envidraçada, e o peixe tem dificuldade em coordenar seus movimentos. 23

Pele do peixe está:

O peixe perdeu as cores, ficando pálido e o peixe parece menos ativo que o normal. 15-19
No corpo ou na nadadeira tem uma bolinha parecendo um algodão. 3-7
Próximo a cabeça poros brancos com pus, tornando ulceras e fezes esbranquiçadas podendo ficar pendurado no peixe. 14
A pele do peixe tem a aparência de mais viscosa que o normal. 13-16-17-18-19-23
Parece ter umas minhoquinhas no corpo do peixe. 17
Manchas de formato estranho na lateral do corpo do peixe. 6-17

As barbatanas do peixe esta:

As barbatanas do peixe principalmente a barbatana caudal estão anormalmente irregular. 2
Tem estrias vermelhas com a aparência de sangue nas nadadeiras do peixe. 2-5
Ausência de barbatanas, mais evidente em peixes de nadadeiras longas. 24
Mancha branca na nadadeira e corpo. 13
As barbatanas estão apertadas contra o corpo e o peixe esta com dificuldade para nadar. 21-23
As barbatanas estão com divisões entre as aletas. 24

A cor do peixe está:

O peixe está pálido e sem perde o apetite. 15-19
As áreas vermelha tornam-se mais evidente em vairas partes do corpo, incluindo a boca, região anal e a base da barbatana. 5-6
O peixe esta com uma cor  meio cinza amarelado. 18
A cor do peixe esta alterada, com marcas aparecendo menos bem definidas que o normal. 1-13-16-17-18-19-23
Os ovos desenvolveram uma aparência turva e leitosa anormal, especialmente infértil. 8

Formato do peixe esta:

A barriga do peixe esta inchada e tem dificuldade para nadar. 1-121-13
Um ou mais inchaços incomum apareceram no corpo do peixe. 9-16
O peixe está emagrecendo, mas não parou de comer.1
A superfície do corpo do peixe está corroída, formando úlceras 5-6-13-14-17-18
A barriga do peixe esta subindo indicando emagrecimento 1-14

 

O comportamento do peixe:

O peixe esta ficando na superfície, e as vezes em ângulos anormal. 16-20-22
O peixe parece ofegante, com os movimentos da guelras aparentes. 18-20-22-23
O peixe esta se esfregando nas decorações do aquário. Como : pedra, enfeites etc. 13-16-17-18-19
O peixe esta deitado no fundo do aquário, menos ativo e com falta de apetite. 5-6-9-10-11-23-24
Um peixe começou a ser seguido por outros peixes do aquário e só fica escondido. 1-15-24
O peixe esta nadando em posições estranhas e as vezes até de ponta cabeça. 4-19-21-23

 

Doenças por bactérias 

Perda de peso, especialmente evidente nas partes inferiores, com perda de cor e olhos frequentemente protuberantes (exoftalmia).
Perda de apetite. Pode procurar se esconder.


Doença Disease Sintomas Tratamento
Doença bacteriana  
1 Piscine Tuberculosis Perda de peso, mais evidente nas partes inferiores do peixe, com perda de cor e olhos frequentemente protuberantes.

Perda de apetite e pode procurar lugar para se esconder.

Nenhum tratamento eficaz para a causa. Todo aquário precisa ser desmontado e desinfetado após um surto da doença antes de colocar mais peixe no aquário.
2 Fin rot  

 

Bordas das nadadeiras danificadas, muitas vezes com alguma vermelhidão como uma inflamação.

Verifique e melhore a qualidade da água conforme necessário. Identifique e remova as barbatanas ruins. Forneça alimentos enriquecidos com vitamina C. Tratar com remédio antifungo.
3 Mouth fungus Aparência de lã de algodão nas mandíbulas. O peixe perde o apetite e, muitas vezes, exibe movimentos de equilíbrio. Utilizado pelas bactérias Flexibacter.  

 

 

Muitas vezes um sinal de má qualidade da água. Use um antibiótico ou remédio próprio.

4 Swim bladder disorder O peixe tem dificuldade em manter o equilíbrio na água, podendo ficar de lado ou mesmo flutuando nas costas. Pode ser causada por uma infecção, água gelada ou problemas anatômicos do peixe com formatos possuindo grandes dimensões. Tente identificar a causa. Verifique a temperatura da água verifique se o aquecedor está funcionando corretamente. Se houver suspeita de infecção, um banho medicamentoso pode ajudar. Diminuir o nível da água pode ajudar na recuperação.
5 Vibriosis Letargia, descoloração da pele do peixe, olhos esbugalhados, coloração avermelhada das barbatanas, inchaço abdominal. Se espalha rápido e pode matar rapidamente. Causado por bactérias Vibrio. Alimentos medicinais podem ajudar a conter um surto. Boas práticas de quarentena e gestão da qualidade da água ajudarão a prevenir surtos.
6 Pseudomonasis Resultados da infecção por bactérias Pseudomonas. Pode resultar em hemorragias na boca e ulceração no lado do corpo. Pequenas hemorragias podem ocorrer internamente, afetando o fígado e os rins. O tratamento pode ser difícil, porque muitas dessas feridas são resistentes aos antibióticos comumente usados. Tratar com alimentos medicados ou possivelmente injeção direta.
Doença fúngica e viral  
7 Saprolegnia
fungus
Pode haver lesão, corpo com áreas esbranquiçadas, semelhantes a pelos, na parte afetada do corpo. Tratar usando um remédio apropriado em. Dê comida rica em vitamina C.
8 Egg fungus Crescimento de “pelos “nos ovos. O fungo pode atacar inicialmente os ovos mortos, mas se espalhará rapidamente para os ovos saudáveis, comprometendo as taxas de eclosão. Remova os ovos e adicione o azul de metileno, à água no tanque de incubação.
9 Lymphocystis A doença viral mais comum. resultando em crescimentos semelhantes a couve-flor sobre a superfície do corpo e áreas brancas ao redor dos olhos. Às vezes, pode se desenvolver internamente. Não é altamente infeccioso, mas pode se espalhar por contato direto. Às vezes, a vacinação pode ajudar a provocar resposta imune e superar o vírus.
10 Iridovirus Fraqueza, perda de apetite e escurecimento da cor. O abdômen pode estar visivelmente inchado, indicando um baço aumentado. Alta mortalidade. Sem tratamento efetivo.
11 Singapore
angel
disease
(SAD)
Os peixes tornam-se inativos, perdem o apetite e morrem rapidamente. O primeiro registro desta doença, foi em Cingapura e causaram grandes danos ao comércio de acara-bandeira no passado. Nenhum tratamento é possível. A quarentena oferece a melhor esperança de conter um surto.
12 Malawi
bloat
Esta doença (suspeita de ser viral) causa sintomas parecidos com hidropisia. Os peixes têm o abdômen inchado e, às vezes, olhos esbugalhados. Especialmente afeta espécies vegetarianas. Nenhum tratamento efetivo. Oferecer uma dieta rica em fibras pode oferecer alguma proteção.
Parasitas  
13 Ictio White spot Pequenas pontos manchas brancos sobre corpo do peixe, que ulceram e provavelmente se infectam. O aumento da produção de muco indica irritação da pele. Aumente ligeiramente a temperatura da água para encurtar a vida útil dos parasitas que estão nadando no aquário. Trate a água com remédio específico para matar os parasitas e trocas parciais de água para diminuir a quantidade dos parasitas na água.
14 Hole-in-the-head Áreas pálidas desenvolvem-se na cabeça, tornando-se feridas. Infecção bacteriana secundária frequentemente se instala e sinais de perda de massa muscular e gordura. Tratar rapidamente com miconazol ou medicação similar para prevenir cicatrizes ao longo da vida e promover a cicatrização. Melhorar a dieta, usando alimentos que contenham vitamina c
15 Neon treta disease Perda da cor e da área branca sob a pele. Causado por um parasita. Tratamento não é possível. Remova os peixes afetados de uma só vez, assim como os que morrem, já que qualquer canibalismo pode espalhar essa infecção por protozoários
16 Skin and
gill flukes
Pequenos pontos brancos sobre o corpo, que ulceram e são propensas a serem infectadas. Maior produção de muco indica irritação na pele. Aumente ligeiramente a temperatura da água para eclodir os ovos do parasita. Trate a água com remédio exclusivo para matar o parasita
17 Anchor
worm
Parasitas comprido de até 20 mm de comprimento aderem ao corpo do peixe, resultando em machucados e irritação. AS inflamações podem infeccionar. Remova os parasitas visíveis com uma pinça e trate os peixes afetados com medicamento. Adicione “inseticida” no aquário os parasitas jovens que estejam nadando no aquário.
18 Doença
do
veludo
Velvet
disease
As barbatanas e a pele do peixe ficam com tom amarelo acinzentado parecendo pó. A tentativa de aliviar a irritação o peixe pode ficar se esfregando; a pele pode descascar. A respiração pode tornar-se difícil e o peixe pode ficar letárgico. Aumente ligeiramente a temperatura da água. E use remédio adequado para matar os parasitas que estiverem nadando pela água no ciclo de vida desses protozoários
Condições ambientais e lesões  
19 Envenenamento
por
cloro
Chlorine
poisoning
Os peixes parecem pálidos e cobertos de muco; alguns mostram vermelhidão em partes do corpo. Muitas vezes parecem estressados, se esfregando contra as decorações e nadando irregularmente. Remova imediatamente o peixe para um aquário hospital com água sem cloro. Como alternativa, adicione produtos químicos para remover o cloro da água.
20 Hipóxia Hypoxia Os peixes passam grande parte do tempo na superfície da água, onde a concentração de oxigênio dissolvido é maior. Realize uma troca parcial de água o mais breve possível. Verifique todos os sistemas do aquário (bomba e filtro) verifique os parâmetros da água. Verifique se o tanque não está superlotado
21 Baixa
temperatura
Chilling Perda de atividade e equilíbrio. Os sintomas aparecem de repente e provavelmente todos os peixes do aquário serão afetados. Verifique a temperatura da água do aquário, verifique o aquecedor se está funcionando corretamente, aumente a temperatura de forma lenta e gradativa.
22 Intoxicação
por
Nitrogênio
Nitrogen
toxicity
Os peixes estão com os olhos salientes estão na superfície da água. Brânquias aparecem marrons e se movem mais rapidamente do que o normal. Faça trocas parciais de água imediatamente. Faça teste regularmente dos níveis de nitrogênio; se eles permanecerem altos, faça trocas parciais de água diariamente.
23 Outros
envenamentos
Other
poisoning
Os sintomas são variáveis, variando de um sofrimento leve até a morte súbita, geralmente começam com os peixes nadando em círculos, com barbatanas presas. Remova a fonte de contaminação. Mova os peixes para fora do aquário e use carvão ativado para desativar o produto químico. Realize uma grande mudança de água.
24 Brigas
no
aquário
Attack
by
tankemate
Peixe ferido flutuando na superfície. Os peixes são frequentemente observados nessa condição logo de manhã, porque muitos ataques ocorrem no escuro. Mova o indivíduo para um tanque diferente para se recuperar. Tratar com agentes antibacterianos e fungicida. Não reintroduzir o peixe no aquário existente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.