Como preparar o aquário para eu poder viajar

Peixe com prisão de ventre o que fazer
20 de setembro de 2016
Como criar peixe barbo cereja em aquário
30 de setembro de 2016

Suas férias estão chegando trabalhou muito ou estudou muito ou até mesmo os 2 é hora de você descansar afinal ninguém é de ferro, mas ai vem as preocupações com os seu peixes. Quem vai alimentar , limpar, verificar se eles estão bem?Uma opção é pedir para alguém olhar o aquário para você como um vizinho, familiar ou amigo no período que você estiver viajando. Ai essa pessoa vai alimentar os seus peixes todos os dias ou dia sim dia não e vai olhar se esta tudo em ordem com o seu aquário.
Mas tome cuidado com quem você vai chamar será que a pessoa que você vai chamar para cuidar do seu aquário entende de aquário? Normalmente as pessoas não entende a dosagem de comida e acabam dando mais comida do que o necessário, muitas vezes tem boa intenção, mas esse excesso de comida prejudica e muito os parâmetros da água do aquário rapidamente podendo matar os seuspeixes.Para que isso não ocorra divida a comida em porções diárias em saquinhos, ou potinhos dessa forma fica mais fácil de controlar para que não super alimente os seus peixes. Eu recomendo que você esconda os potes de comida para que essa pessoa não possa dar mais comida do que o necessário sem que você saiba.
A vantagem de se chamar alguém é que os seus peixes mantem a mesma rotina como se você não estivesse saído para viajar.
As desvantagens são: O seu amigo pode alimentar de mais ou de menos os seus peixes
Ele pode mexer no equipamento desregulando ou quebrando.
Será necessário que ele entre na sua casa enquanto você não estiver lá.
Eu não peço para ninguém olhar os meus aquáriosenquanto eu estou fora apenas mencionei acima para que você saiba e as vezes pode ser que seja a melhor opção para alguém. Eu simplesmente não faço quase nada. Viagens de até 15 dias a maioria dos peixes sobrevivem esse período sem comer, por que os peixes parecem sempre estarem com fome as pessoas acham que os peixes precisa de se alimentar todos os dias, existe aquarista que deixa de alimentar os seus peixes por um período de tempo para limpar o sistema digestivo então aproveite esse período de viagem para fazer o mesmo. E como ninguém vai dar comida para os peixes não existe a preocupação com os parâmetros da água.Se você vai deixar o seu aquário sozinho é necessário tomar algumas providencias para diminuir as chances de dar alguma coisa errado. Caso você tenha plantas naturais é necessário um timer para que a luz acenda sozinho paraque elas não morrão se não tiver plantas pode usar o timer também isso ajuda a manter a rotina dos peixes.Faça uma TPA (troca parcial de água) da forma  você esta acostumado a fazer, limpe o filtros, mas cuidado para não prejudicar a biologia do aquário. Quanto mais estável o aquário menor a chance de alguma coisa sair do controle.
Evite alimentadores de férias eles são vendidos em muitas lojas e parece ser uma solução simples, boa e barata, mas o problema é que na pratica não são tão eficientes na entrega da comida para os peixes poluindo a água caso você ache necessário o uso desse tipo de alimentadores faça o teste antes de sair de férias dessa forma você vai conseguir acompanhar o que esta acontecendo com oaquário.
Os alimentadores automáticos também devem ser evitados são melhores que os alimentadores de férias, mas é muito fácil de dar alguma coisa de errado com esse tipo de alimentadores. O alimento pode ficar preso e não cair alimento, pode cair muita comida, pode dar algum tipo de problema e ele pararem de funcionar. Esse tipo de alimentador são uteis para viagens de mais de 15 dias  mas quando possível prefira que alguém vá até a sua casa toda a semana ou algo do tipo.Caso seja necessário compre um de boa qualidade para que não aconteça nenhum desastre no seu aquário e sempre use pilhas novas quando estiver saindo para viajar.
Muitos acham que dar bastante comida para o seu peixe antes de ir viajar vai fazer com que os peixes tenha uma reserva maior de alimento, mas isso vai poluir a águaantes da sua viagem podendo acarretar em outros problemas. E como já foi dito os peixes aguentarão um período sem se alimentar. 

Checklist de férias

Fazer a TPA e limpeza do filtro 1 ou 2 dias antes de sair.
Verificar se o termostato esta funcionando e na temperatura correta.
Verificar o timer das luzes
Viagens de até 15 dias não se preocupar com a alimentação
Se alguém vai alimentar os seus peixes dividir a comida em porções diárias.
Deixar instruções detalhada de como repor água de evaporação quando necessário.
Se alguem for olhar o seu aquário faça uma lista do que é necessário ele verificar para você como: temperatura, peixe morto, peixe ofegante etc.
E quando voltar a primeira coisa que você deve fazer é verificar se esta tudo em ordem se todos os peixes estão la se não tem nada de errado, completar a água se estiver baixa, verificar os equipamentos, fazer os testes na água  e quando possível00 fazer a TPA.
E boa viajem !!!!

2 Comentários

  1. rafael disse:

    A maioria dos peixes. Evite deixar peixes carnívoros sem comer porque podem atacar os outros peixes do aquário

  2. Tânia disse:

    Obrigada pelas dicas!
    Não tenho aquário ainda e a questão de viagens me preocupa.
    Quais espécies ficam bem nesses dias de ausência?

    Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.