Tipos de filtros para aquário

Melhores formas de usar o sifão
5 de junho de 2016
Cascudo e peixes limpadores
15 de junho de 2016

Hoje no mercado existe vários tipos de filtros para diferentes gostos e necessidades. Dos mais simples ao mais complexos.
Vamos falar um pouco sobre os principais tipos de filtros.

Filtro hang on back
HOB

No Brasil chamamos esse filtro de hang on nos Estados unidos eles abreviam pela letras iniciais HOB
Filtro Hang on são os filtros que ficam “pendurados” no vidro do aquáriofiltro HOB fluxo água 2D.
Seu sistema é bem simples possui uma bomba que suga a água  através de um tubo para dentro do filtro passando pelas mídias filtrantes que pode ser mecânico, químico e biológico e retorna para o aquário pela gravidade fazendo uma pequena cascata. É um filtro bem completo com fácil manutenção.Sua manutenção é bem simples apenas retirar o refil e por outro novo, pode ser lavado mas não esfregue para não criar buracos na manta. E de vez em quando limpar a bombinha é bom também.Mantenha a água do aquário sempre acima do nível da bomba pois caso acabe a energia o seu filtro volta a puxar a água mesmo que você não estiver em casa.Hoje no mercado encontramos uma grande variedade, tamanhos e funções diferentes. Existe filtro hang on com lampada UV, skimer, com dois refis etc.

filtro de espuma

filtro-espuma

Filtro de espuma ou filtro de esponja é um filtro com o funcionamento bem simples. Com um compressor de ar a injeta ar na haste central que tem vários furos quando o ar passa pela haste ele cria um pequeno vácuo fazendo com que a água que esta ao redor do entre na haste passando pela esponja retendo pequenas partículas de sujeira; Existe modelos para ser usados com bomba submersa. É mais eficiente do que parece principalmente na parte de filtragem mecânica. Qual quer um dos dois modelos. Como não possui bomba ou buracos que pequenos animais possam entrar ou se machucar é muito utilizado para aquários de filhotes, quarentena , pequenos invertebrado, aquários hospitais etc .Caso queira criar uma colonia de bactéria não lave a esponja em água corrente apenas com água do próprio aquário.

 

Canister/Pressurizado

 

Coloquei no mesmo paragrafo esses 2 filtros porque eles são quase a mesma coisa a diferença é que o canister possui uma bomba embutida no filtro  mais usado em aquários e o filtro pressurizado é necessário usar uma para colocar água dentro do filtro mais usado em lagos.Esses dois filtros ficão na parte de fora do aquário podendo estar acima, abaixo do nível da água ou no mesmo nível (no caso do canister se ele estiver ou a mangueira acima do nível da água tome cuidado com as quedas de energia pois pode entrar ar na mangueira e bomba trabalhar sem água queimando-a se o tubo de retorno estive dentro da água não terá esse problema).Ele funciona da seguinte forma a água entra na “caixa” que é hermeticamente fechada passando pelas mídias filtrantes e retorna limpa. Tem grande capacidade de armazenar mídias filtrantes tornando-se um ótimo filtro e ainda se você quiser você pode usar 2 deles ligados juntos em série para melhorar a filtragem mas diminuindo a vazão. Existe modelos com lampadas UV integralizada.Sua manutenção é um pouco trabalhosa mas nada muito complexo. Remova a tampa do filtro e lave as esponjas ou troque as lãs, as mídias filtrantes biológicas pode ser lavada apenas com água do aquário para não matar as bactérias tão importante para o equilíbrio do nosso aquário. A desvantagem desses filtros é o preço em comparação com outros os outros filtros mas é bem mais eficiente na minha opinião vale o investimento.

filtro biológico de fundo

F.B.F são as famosas placas pretas que fica debaixo do cascalho, foi o filtro mais utilizado por anos por ser de baixo custo mas com a evolução do aquarismo os hobbistas  deixaram de usar com tanta frequência. Seu funcionamento é bem simples é colocado no fundo do aquário as placas pretas cobrindo a maior área possível no minimo 75% uma dessas placas tem um tubo onde sera conectado um compressor de ar ou uma bomba submersa normalmente instalada no fundo canto, a água cria uma circulação retirando a água que esta no fundo do aquário e jogando-a para a parte de cima do deixando todo o aquário oxigenado e criando uma colonia de bactérias no cascalho, Falando em cascalho o erro mais comum desse filtro é a escolha do cascalho não normalmente os hobbistas e lojistas usam com aquelas pedrinhas coloridas essas pedras por serem finas e pequenas ela diminui o fluxo da água fazendo com que o filtro perca a eficiência o ideal é usar seixos de rio médios para que a água possa passar com mais facilidade.

help filter

Help filter é um filtro mecânico apenas para ser usado em caso de emergência pois satura muito rápido, muitos aquaristas usam esse filtro quando vão receber visita ou mostrar o aquário para alguém e ele esta muito sujo ou com algas,e não da para tempo para fazer as TPAs ou seria necessário trocar muita água, esse filtro tem a capacidade de reter partículas muito pequena inclusive partículas de algas em 24 horas é possível perceber a diferença. O help filter lembra muito um esses filtro que nos vemos em bebedouros, caixa d’água etc conectado a uma bomba submersa. Já deve ter dado para entender o seu funcionamento a água é sugada pela bomba passando pelo filtro retendo as partículas de sujeira.

filtro modular

O filtro modular é um ótimo filtro por ter uma boa capacidade para as mídias filtrantes mecânica, biológica e química e como o próprio nome diz pode ser moldado são torres que pode ser acrescentado mais ou retirar caso seja necessário o legal desse filtro é isso casso você tenha espaço você pode acrescentar mais módulos para melhorar a eficiência do filtro. Com uma bomba conectada no topo do filtro retira a água de baixo fazendo com que entre mais água no filtro passando por todas as mídias filtrantes. O problema desse filtro é que ele fica dentro do aquário prejudicando um pouco a estética do aquário e ocupando espaço na parte de dentro.

areia fluidizada

O filtro de areia fluidizada é um filtro muito bom na formação de bactérias nitrificantes as famosas bactérias nitrificantes ( as bactérias que transforma a amônia toxica em menos tóxica )não tem função de filtro mecânico ou químico. Como já sabemos os as bactérias necessitam de oxigênio e e espaço para se fixar e reproduzir o filtro de areia fluidizada atende essas exigências de uma forma muito eficiente.Sua construção não é nada complexa é um tubo de acrílico com areia dentro uma bomba empurra a água que por sua vez empurra a areia para cima já quase no final do tubo a areia começa a cair e a água retorna para o aquário nesse processo da areia ficar subindo e descendo faz com que as bactérias estejam sempre sendo alimentadas por alimentos (amônia)  e oxigênio criando uma aproveitação máxima. Por ter esse processo muito eficiente é muito utilizado em aquários super populosos.

 

 dry wet

O filtro dry-wet ou wet-dry é muito confundido com o sump mas, não é assim um sump não é necessariamente um dry-wet. Dry significa seco e wet significa molhado a parte seca não é realmente seca só não esta submersa como a maioria dos filtros. Normalmente usa-se bio-ball a água cai nos bio-ball como se fosse um chuveiro para manter sempre todos os bio-balls molhados, a vantagem desse filtro é exatamente isso por não se manter submerso a absorção de oxigênio é maior melhorando a colonia de bactérias nitrificantes. Normalmente o dry-wet é um sump fica na parte de baixo do aquário.

ultra violeta

Filtro UV serve para matar as algas em suspensão na água para eliminar as famosas sopas de ervilhas, esse filtro só mata um tipo de alga as que estão em suspensão pois é necessário que a alga passe pela lampada para morrer. Seu funcionamento é bem simples a água entra por um lado e sai pelo outro. o importante nesse filtro é que a água não passe muito rápido  é necessário  que a alga fique um certo tempo em contato com a lampada para conseguir queimar a alga, não deixe a lampada ligada sem a passagem de água ou com passagem parcial de água para que isso não ocorra se você for usar o filtro na horizontal deixe a entrada de água virada para baixo e a saída de água virada para cima, ou você pode usar o filtro na vertical lembrando que  a água deve entrar pela parte de baixo e sai pela parte de cima assim o filtro sempre cheio de água e não olhe para a lampada  sem proteção quando estiver ligada isso pode prejudicar a sua visão.

ozônio

O filtro de ozônio é um filtro a atua a esterilização da água normalmente usado em lagos ou aquários de grande porte, ele mata as algas, fungos,  vírus e bactérias nocivos ao peixes remove cheiro e cor da água  deixando a cristalina, age a degradação de nitrito metais pesado cianeto sulfitos solventes. Depois de nos ajudar em tudo isso ele ainda aumenta a quantidade de oxigênio dissolvido na água. O ozônio é um gás encontrado na natureza quando existe uma reação do oxigênio com os relâmpagos.O filtro gera uma descarga elétrica para criar o ozônio. Cuidado com esse filtro caso seja dimensionado errado pode matar tudo inclusive os peixes.

filtro de plantas

O filtro de plantas é muito usado para ajudar no controle de algas quando você tem plantas no aquário ou lago elas competem por nutriente como o nitrogênio e fosforo , a quantidade de nutriente que as plantas vão consumir vai depender de qual tipo de planta é. Pode ser usado tanto plantas submersas, semi-submersas ou plantas de superfície  é só fazer a água passe pelas plantas sem muita velocidade para que de tempo para as plantas retirarem da água o que elas irão precisar. Como fazer filtro de plantas.

skimmer

Normalmente esse filtro é usado em aquário marinho porque funciona melhor em água salgada. Esse filtro elimina os resíduos orgânicos da água antes mesmo que ele se decomponha. O skimmer conseguiu difundir o aquarismo marinho pelo mundo, mas hoje já existe teorias que esse filtro não é necessário.

 

osmoze reversa

O filtro de RO funciona com uma menbrana com furos muito pequenos que só deixa passar a moleculas de de água. Para que o filtro funcione é necessário que a água esteje sobre pressão. Esse filtro é usado para preparar a água para as trocas parciais principalmente em aquários marinos.

sump

O sump é um filtro que normalmente fica debaixo do aquário muito eficiente pois tem espaço para colocar grande quantidade de midias filtrantes. A água que esta no aquário entra dentro de um compartimento que desce para o filtro na parte de baixo passando por todas as mídias filtrantes e uma bomba faz com que a água retorna para o aquário. Muito usado em aquários marinhos pois tem espaço para colocar skimer e fica tudo escondido dentro do móvel

 

Os comentários estão encerrados.