Como criar peixe Guppy (Lebiste) em aquário

Como aclimatar o peixe por gotejamento
15 de janeiro de 2017
Como criar peixe Cardinal Tetra em aquário
25 de janeiro de 2017

LebisteUm dos mais famosos peixes tropical, Chamado de Guppy por causa de Thomas Guppy, que o identificou na ilha Trinidad no Caribe. Existe uma infinidade de variedade disponível para nós aquaristas muito diferente dos seus ancestrais, e pode ser encontrado em uma ampla gama de cores e com muitos padrões diferentes do corpo e tipos de barbatana. As variações de cor diferentes são exibidos de forma mais impressionante em peixes machos, que são naturalmente mais colorido e bem menores que as fêmeas. Guppies vivem bem em um aquário só para eles, mas eles também podem ser mantidos com outros peixes desde que não sejam agressivos. A fêmea Guppy dá à luz a filhos já vivos que nascem nadando, mas infelizmente estão susceptíveis de ser canibalizada logo após o nascimento, Para que isso não ocorra é necessário usar uma criadeira que separa a mãe dos filhotes. As fêmeas maiores darão filhotes maiores.
Uma curiosidade sobre os Guppies é que as fêmeas só precisam acasalar uma vez para dar a luz 7 ou mais vezes sem ter contato com outro macho novamente porque os guppy conseguem armazenar o esperma no seu corpo.

É por isso que, mesmo se você escolher um ponto bem marcado masculino e feminino do mesmo tanque em uma loja, a probabilidade que pelo menos alguns dos jovens não serão a prole desse macho em particular (embora a maioria dos descendentes são provavelmente resultante do acasalamento mais recente). A única maneira de ter certeza da paternidade dos guppies é separar os sexos o mais cedo possível. Assim que os jovens do sexo masculino podem ser recapitulados pelo seu gonopódio (gonopódio é a nadadeira anal em forma de tubo encontrado nos peixes vivíparos apenas nos machos usado para fecundar as fêmeas ). Com cerca de 3 semanas de vida eles devem ser transferidos para um aquário separado.As fêmeas são visivelmente maiores que os machos. Com 3 meses alguns machos já atingem a maturidade sexual. Após um mês do acasalamento a fêmea dará a luz. No começo não nascera muito peixes algo em torno de 10 peixes aumentando com o tempo podendo variar de 50 a 100 por ninhada.
Criação seletiva de guppies começou durante a década de 1950, mas infelizmente tinham um mesmo ancestral fazendo com que eles não fiquem estáveis. Isto significa que muitos descendentes resultantes podem não exibir as características mais desejáveis de seus pais. O padrão Cobra é uma das características mais estáveis em termos de marcação. Esta é uma característica genética dominante, portanto, indivíduos bem marcados são sempre susceptíveis de passar o seu padrão cobra  para a próxima geração. No entanto, as características recessivas, podem desaparecer por várias gerações de uma linhagem de sangue e, em seguida, re-emergir inesperadamente.

 

Nome popular: Lebiste
Popular name: Guppy
Nome cientifico: Poecilia reticulata
Origem: Sudeste: América do Sul, ocorrendo no Caribe e América do Sul ao norte da Amazônia
Tamanho: 5cm (2 in )
Alimentação:  Comida industrializada e pequenos alimentos vivos
Temperatura: 21º/25º  (70º/77ºF )
PH: 7.5
Dureza: Dura 100/150 mg/l
Temperamento: Pacifico e sociável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.