Excesso de peixe no aquário

peixe-betta
10 fatos legais sobre o peixe beta
1 de agosto de 2017
excesso de comida aquário
Excesso de comida para os peixes de aquário
1 de setembro de 2017

O excesso de peixe no aquário é um erro comum no mundo do aquarismo principalmente entre os  aquáristas iniciantes. Normalmente  vemos fotos e vídeos da natureza e vemos mais peixe do que água e vemos na internet fotos de aquário super lotados e achamos que no nosso aquário pode ficar igual ou cabe mais, então compramos mais e mais peixes. Vamos pensar um pouco quando você vê essas fotos da natureza ela esta focada e enquadrado em um único ponto, mas se expandirmos a foto você vai perceber que na natureza existe muito mais água do que peixe. Em relação a esses aquários super populosos é uma modalidade de aquarismo chamado de lotação. O que as pessoas não divulgam  da mesma forma é o sistemas de filtragem e a manutenção que é feita, é necessário um filtro muito maior,  manutenções e TPAs muito mais regulares para conseguir manter a qualidade da água (não recomendo para iniciantes).
O grande problema quando temos excesso de peixes no aquário é a quantidade de amônia e a falta de oxigênio:
Quanto mais peixes temos mais comida precisamos dar, logo teremos uma maior quantidade de carga orgânica no aquário  toda essa carga orgânica vai se transformar em amônia que é muito toxica para os peixes para que toda essa amônia não mate os peixes é necessário transforma essa amônia em nitrito que ainda é tóxico, mas menos que a amônia e transformar o nitrito em nitrato que por sua vez é bem menos tóxico que o nitrito, mas se estiver em grandes concentrações é prejudicial aos peixes. Quem faz toda essas “transformações” são bactérias que necessitam de 3 coisas:Espaço,  Alimento e Oxigênio
Oxigênio que é outro problema de ter muito peixe no aquário, diferente do que muitos pensam não é só os peixes que consomem o oxigênio no aquário, quanto mais peixes mais oxigênio você precisa para os peixes, vai precisar de mais espaço para as bactérias se reproduzirem e processarem essa carga orgânica, logo vai precisar de mais oxigênio para essas bactérias, se não tiver oxigênio o suficiente os peixes irão sofrer as bactérias irão morrer e o aquário terá um pico de amônia que é tóxico e pode matar os peixes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.