Como eliminar a alga verde no aquário

Como mudar o PH do aquário de forma gradativa
10 de maio de 2016
Como fazer nascente no aquário
20 de maio de 2016

como eliminar alga verde

Vamos entender um pouco mais sobre as algas. Elas são plantas primitivas que são excelentes reprodutores sabem como aproveitar o ambiente que estão para se reproduzir da forma mais eficiente possível. As algas produzem oxigênio pela fotossíntese isso quer dizer que necessita de luz para isso quando a luz acaba começa a consumir muito oxigênio tão precioso para o nosso hobby.
A água do lago ou aquário fica verde quando partículas microscópicas de algas estão em suspensão na água dando a coloração esverdeada na água.  As algas necessitam basicamente de duas coisas para aparecer: nutrientes para se alimentar e de luz (natural ou artificial ).
Excesso de nutrientes na água. Esse excesso normalmente é causado por excesso de peixe e/ou excesso de comida fazendo com que tenha uma grande quantidade de materiais em decomposição servindo como alimentos para as algas. Os alimentos de baixa qualidade sujam a água demasiadamente por ser de difícil digestão para os peixes eles acabam não aproveitando todo alimento deixando mais resíduos na água.  A má manutenção do filtro também colabora para o problema, pois lá haverá uma grande concentração de dejetos.
Luz excessiva na água principalmente luz direta

Tratamento:  “Quando possível bloquear a luz”. Muitas vezes existem plantas naturais ou são lagos em áreas externas dificultando o bloqueio da luz, mas se for um aquário e a luz é artificial e não tem plantas naturais fica fácil fazer uso dessa técnica.
Troca parcial de água ajuda a clarear a água apenas por um tempo determinado, pois a alga ira aparecer novamente. Cuidado com as trocas excessivas para não ter problema com choque térmico. Clique aqui e veja como fazer uma troca parcial de água.
Você pode fazer uso de condicionadores, mas esse tratamento seria temporário os removedores de algas só tira a alga, mas o que a alga necessita para aparecer continua lá.
A introdução de plantas também é uma boa opção as plantas competem com as algas por nutrientes dificultando a proliferação das algas. Como fazer filtro de plantas
Lâmpadas UV essa lâmpada consiste em “matar” as algas que entram em contato com ela as algas que não passarem pela lâmpada não ira ser eliminada.

5 Comentários

  1. Fabricio kalenga disse:

    gostei da dica e quero passar a receber novidades de como tratar um aquario

  2. Anônimo disse:

    Meu marido fez e está funcionando perfeitamente, porém estou com medo de introduzir os peixes. São guppy

  3. Vinicius José Silva disse:

    Bom dia!
    Surgiu uma dúvida, existe diferença entre lâmpada uv ou germicida? Achei que lâmpada uv já era germicida.
    Obrigado.
    Vinicius.

  4. rafael disse:

    Obrigado

  5. Jéssica disse:

    Excelente, me ajudou muito obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.