Falta de oxigênio

falta de comida (2)
Falta de alimentos para peixes de aquário
1 de novembro de 2017

Nem preciso dizer o quanto é importante o oxigênio para os seres vivos, em nossos aquários não é diferente.
Alem dos peixes algumas bactérias benéficas utilizam o oxigênio para decompor a matéria orgânica.
Para que os seres vivos aquáticos consigam fazer uso do oxigênio é necessário que o oxigênio esteja dissolvido na água.Existe duas formas para ter oxigênio dissolvido na água. Essencial para a sobrevivência os peixes de respiração branquial.
Uma forma é pela fotossíntese feito pelas plantas e algas, durante o foto período (na presença de luz) as plantas consomem o CO2 e liberam oxigênio.
A outra forma é pela difusão do oxigênio da atmosfera com a superfície da água. Por isso que muitas pessoas falam sobre quebrar a tensão superficial, mas na verdade o que os oxigenadores fazem é movimentar a superfície da água para aumentar a área de contato do ar com a água. Em um aquário de peixe beta por exemplo que a água esta parada ela esta sendo oxigenada, mas terá oxigênio dissolvido apenas nos primeiros centímetros de água por isso à importância de se criar uma boa circulação de água nos aquários para que tenha oxigênio dissolvido na água do aquário todo.
Algumas variáveis da água podem interferir na quantidade de oxigênio dissolvido como:
Temperatura: quanto maior for a temperatura da água maior menor será a capacidade do ar se difundir com a água e o oposto acontece água mais fria consegue reter mais oxigênio.
Salinidade: Quanto mais sal tiver na água menos oxigênio vai ter, esse é um dos motivos que a circulação é muito importante em aquários marinhos.
Pressão: Quanto maior for a pressão maior sera a capacidade do ar se dissolver na água .
Em águas com baixo teor de oxigênio dissolvido acarretara na proliferação de bactérias anaeróbicas (bactérias que sobrevivem sem oxigênio) o problema desse tipo de bactéria é que pode acarretar em mau cheiro da água.
A água encanada tem baixo teor do oxigênio dissolvido pois o oxigênio tem alto valor oxidante que corroem os canos de ferro por onde a água passa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.