5 formas de ciclar o aquário

Choque de temperatura nos peixes
15 de outubro de 2018
Como limpar a alga do vidro do aquário
1 de janeiro de 2019

Todo aquarista precisas passar pelo processo de ciclar o aquário, o ciclo do nitrogênio nos torna possível manter peixes em aquários, que consiste em transformar a amônia tóxica e elementos menos tóxicos para os peixes. Quem faz esse processo são as bactérias nitrificantes por isso precisamos cultivar essas bactérias. Que é um passo antes de colocar os peixes. Sempre queremos encurtar esse processo para colocarmos os peixes o mais rápido possível no aquário.Existe algumas maneiras de acelerar fazer esse processo, todos eles tem início depois que o aquário já estiver montado faltando apenas os peixes.

Ciclagem Tradicional: Nessa ciclagem você deixa o aquário montado tudo funcionando em aguarde as bactérias fazerem o papel delas. A vantagem é que é um método muito simples a desvantagem é que quando for adicionar os peixes é necessário que os adicione de pouco em pouco para dar tempo para a colonia de bactéria se proliferar e demora um pouco.

Ciclagem com peixe:Consiste em após montar o aquário introduzir um ou dois peixes para que eles possam produzir amônia para a proliferação das bactérias. Normalmente é usado espécies de peixes que são mais resistentes e tolerantes. A vantagem é que é mais rápido que a ciclagem tradicional. A desvantagem é que é muito estressante para os peixes podendo chegar a morrer.

Ciclagem  sem peixe
A Diferença entre ciclar o aquário com peixe e sem peixe é que sem peixe você terá que  jogar amônia no aquário podendo ser comida de peixe ou amônia liquida. Para iniciar o processo de ciclagem dessa forma você terá que adicionar amônia diariamente para manter e multiplicar as bactérias benéficas não corte o ciclo de jogar amônia diariamente para que as bactérias sempre tenham o que comer.
A vantagem desse método é que você ira criar uma grande colonia de peixe podendo adicionar mais peixes e mais rápido, é mais rápido do que ciclar o aquário com peixe, menor chance do peixe morrer e menos estressante para os peixes.A desvantagem desse método é ficar olhando para o aquário sem ter peixe.
Ciclagem com plantas
Esse ciclo mesmo tendo suas vantagens não é tão simples de executar, trata-se de colocar o máximo de plantas no aquário as plantas consomem os compostos nitrogenados podendo reduzi-los a níveis toleráveis para os peixes. A grande dificuldade desse método é que as plantas possuem algumas necessidade e se elas não não tiverem essas necessidades cumpridas as plantas irão morres e gerar muito mais amônia.
Transferência de bactérias: Essa Nessa técnica você terá que ter um outro aquário já bem estabilizado. Você pode usar um pouco de cascalho dentro de um saco dentro do filtro,espuma do filtro, anéis de cerâmica,ou até mesmo o filtro do aquário novo ser instalado no aquário “antigo” para pegar as bactérias (o filtro deve ficar no aquário antigo por mais ou menos uma semana) , etc. Essas são ideias de coisas que você pode usar para transferir as bactérias. Assim que transferir as bactérias para o aquário novo forneça amônia para elas consumirem se não irão morrer. A vantagem é que é bem rápido esse método. Desvantagem deve-se prestar atenção qual vai ser sua fonte de bactéria pois pode vir mais do que as bactérias benéficas como alguma doença, os parâmetro da água não devem ser muito diferente e não demore na transição de um aquário para outro para que as bactérias não morram.
Acelerador biológico
Existe muitos aceleradores no mercado que prometem nos ajudar nesse processo, Em todas as técnicas acima pode ser usado o acelerador biológico, o ideal quando for utilizar esses aceleradores biológico é fazer com que tenha amônia no aquário, porque não adianta você ter as bactérias se elas não tiverem o que elas comerem sem comida para as bactérias elas morrem.

Os comentários estão encerrados.