Guia básico sobre PH

Como saber se a lâmpada esta queimada
21 de março de 2016
PEIXE BEBE ÁGUA?
4 de abril de 2016

PH

Para falarmos sobre o PH não tem muito como não falarmos sobre bioquímica mas irei falar o menos possível e simplificar ao máximo.
O PH esta diretamente relacionado com a estrutura molecular da água H2O. Uma parte dessa molécula corresponde a 0,0000001 moléculas de água, divide-se espontaneamente nos íons hidrogênio e hidróxido.
Quando existe maior quantidade de cátion (hidrogênio ) temos um PH mais acido e quando existe uma quantidade de ânion(hidróxido) tempos um PH alcalino,
O PH varia de 0 (zero) muito acido ate 14 muito alcalino e 7 neutro.
Muitos elementos tem a capacidade de alterar o PH e alguns deles não tem como não termos na água como o gás carbônico como existem muitos seres vivos dentro desse ambiente mais do que conseguimos ver, consumindo o oxigênio e liberando o gás carbônico o que da origem ao acido carbono aumentando a acidez, a própria sujeira colabora para o aumento da acidez da água.
Uma observação importante é que os valores do PH de 6,0 para 7,0 não andou um casa andou 10 casa, não importa para onde o PH mude se é para acido ou alcalino existe um choque de PH muito grande para eles. Um exemplo bem simples é pegar um peixe de água acida (5,0) e colocar em uma água neutra (7,0). O PH 5,0 é 10 vezes mais alcalino que o PH 6,0 que é 10 vezes mais alcalino que o 7,0, resumindo: Do 5,0 a 6,0 = 10 x 10 = 100. O PH é 100 vezes mais alcalino por isso que é tão importante saber o valor do PH para que o peixe não sofra esse choque sem necessidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.