Tipos de Filtro para Aquário

Como introduzir o peixe no aquário?
28 de abril de 2015
CO2 automático para aquário plantado
22 de outubro de 2015

Nesse artigo vamos falar sobre os três tipos de filtragem  para os aquários que são de extrema importância para a qualidade da água do nosso aquário.

FILTRO BIOLÓGICO – O filtro biológico é considerado por muitos a parte mais importante. Sua função é transformar elemento tóxico em menos tóxicos. A grosso modo é bem simples.Como esse filtro funciona? Ele usa bactéria para  transformar elementos muito tóxico em pouco tóxico.

O importante é você saber sobre a parte biológica do filtro é que as bactérias nitrificantes ou também podem ser chamadas de aeróbicas porque só vivem na presença de oxigênio precisão de oxigênio e espaço.

Em toda parte do aquário temos bactérias elas se fixam em qualquer superfície os elementos filtrantes do filtro deve ter a maior superfície possível para produzir a maior colônia de bactéria possível normalmente usamos bio-ball e cerâmica . Quando a água passa pelas bactérias com os elementos como amônia e o nitrito mais o oxigênio transformando-os em nitrato que é menos toxico.

FILTRO MECNICO 

O filtro mecânico consiste em retirar partículas solidas da água substâncias que possam entrar em decomposição aumentando a amônia (substância tóxica aos peixes)

Essa parte do filtro é sempre usada na primeira etapa do filtro para que não acumule sujeiras e diminuindo a eficiência do restante do filtro

Lembrando que a maioria dos filtros principalmente para aquário ele não retira as substancia apenas separa você que terá que fazer a limpeza ou troca do elemento filtrante normalmente lã de vidro e/ou esponjas.

A manutenção varia de caso para caso não existe uma regra para isso tudo depende de quanto o elemento esteja sujo o quanto o seu aquário ou lago produz de sujeira. Caso o filtro mecânico seja bem dimensionado sua manutenção será menor, mas sempre existira a manutenção para ser feita.

FILTRO QUÍMICO 

O filtro químico serve para retirar substâncias muito pequenas que passe pelo filtro mecânico. O mais usado é o carvão ativado, existem outros tipos e com diferentes finalidades e objetivos, alguns para remover amônia, fosfato entre outros.

Esses elementos químicos funcionam absorvendo os elementos da água retendo-as, no caso do carvão ativado ele absorve partículas que causam cheiro, cor amarelada e gases.

A manutenção desse filtro é muito simples cada elemento químico tem um tempo de validade passando esse tempo troque por um novo em alguns casos é necessário que lave o elemento novo antes de por no aquário.

2 Comentários

  1. rafael disse:

    Como assim, não entendi.

  2. luiza ferreira disse:

    o filtro e ilegal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.