10 fatos legais sobre o peixe beta

Como fazer limitador de plantas de superfície
15 de julho de 2017
Excesso de peixe no aquário
15 de agosto de 2017

O peixe betta é um dos peixes mais popular e são muito cobiçado por sua coloração e por não necessitarem de grandes aquários e equipamentos sofisticado. lista de curiosidades sobre o peixe beta que nos fazem gostar ainda mais desse peixe e os tornam tão populares.

  1. Bettas tem um órgão especial chamado órgão labiríngico, o que lhes permite respirar ar atmosférico, você já deve ter visto ele indo até a superfície para respirar. O que possibilita o beta viver em águas com baixo teor de oxigênio na água como arrozais, lagoas paradas etc, não é porque eles sobrevivem em águas com baixo ter de oxigênio dissolvido que eles gostem e seja bom para eles e não quer dizer que eles gostem de viver em pequenos aquários ou pequenos vasos de plantas.  Eles podem até sobreviver um curto período de tempo fora da água se forem mantido úmidos
  2. Diferente do que a maioria das pessoas pensam o peixe betta não precisa viver sozinho e solitário o peixe beta macho só não pode viver junto com outro peixe betta macho, mas pode ser mantido com outros peixes. Já os peixes beta fêmeas podem viver com outros peixes betas fêmeas.
  3. O ideal para os peixes betas não é viver em um minúsculo aquário ele precisa de espaço para poder nadar.
  4. Na natureza o peixe beta não possuem cores tão chamativas e vibrantes como os que encontramos em lojas de aquarismo. Nas lojas eles possuem essas variedades de cores por causa da criação seletiva.Os betas selvagens possuem uma cor marrom ou verde opaca e suas barbatanas são menores e mais discreta.
  5. Os peixes betas machos são territoriais e agressivos. Assim que 2 betas machos se encontrarem irão se atacar e isso pode ou não levar a morte dos 2, mas as fêmeas podem viver juntas e o macho com outras espécies.
  6. Os peixes bettas são onívoros. na natureza eles comem insetos, larvas de insetos, juntamente com algas inclusive pequenas minhocas e pequenos camarões.
  7. Os peixes betas possuem diferentes formas de caudas o que os deixam ainda mais fascinante com sua grande variedade de caudas e cor.
  8. É muito fácil saber qual é o beta macho e qual é a fêmea. Os machos possuem caudas muito maior que as fêmeas e sua cor é mais vibrante.
  9. Os betas machos fazem ninhos de pequenas bolas na superfície da água. Depois de todo um ritual de acasalamento a fêmea solta os ovos e o macho os colocam no ninho que ele fez. Como fazer o ninho é um comportamento instintivo o peixe beta pode fazer o ninho mesmo em cativeiro e sem a companheira.
  10. Os peixes betas machos protegem a prole. Ele não só constrói o ninho como também vigia o ninho até eles se chocarem. A fêmea não participa da vigia e muitas vezes é perseguida pelo macho.
  11. Os peixes betas são inteligentes e é possível ensinar truques como seguir seu dedo em volta do aquário, passar por argola, empurrar uma bolinha.
  12. Quer aprender mais sobre peixe beta clique aqui 

 

21 Comentários

  1. Caroline disse:

    Boa noite!!! Eu comprei um peixe beta vermelho, eu não sei se pode colocar ele em lugares baixos?

  2. rafael disse:

    Pode,mas precisaria ver os parâmetros se é compatível com o cascudo escolhido, o tamanho do aquário pois existe cascudo que fica bem grande.

  3. Anônimo disse:

    Peixe Betta pode viver com cascudo

  4. rafael disse:

    Bom Dia Rafael
    EU não usaria o aquecedor com termostato. Pouco são os casos de variação de temperatura brusca que é o mais perigoso para os peixes.
    Cuidado nas trocas parciais de água para não colocar água com temperatura muito diferente.

  5. Rafael disse:

    Bom dia.

    Meu nome é Rafael e moro no Rio de Janeiro.

    Tenho um aquário de cerca de 25 litros com 3 peixes (colisa macho fêmea e 01 beta).
    O beta costuma correr atras dos colisas mas como os colisas são rápidos não tenho problemas d brigas.

    A questão é q onde moro (Rio de Janeiro) a temperatura fica naturalmente entre 27 e 30 graus e como o betas e colisas gostam d águas um pouco mais frias nunca usei o termostato.

    O que não sei é se essa variação pode fazer mal a eles sera q seria prudente usar o termostato para deixar a temperatura mais constante mesmo a água ja estanto em uma temperatura mais alta do q o ideal?

  6. Simão disse:

    Pessoal, tenho aqui uma dúvida.
    Meu peixe beta está na fase de cuidar dos ovos, já passam 4 dias e não vejo os pequenos alevinos

  7. Eli Lopes Catarino disse:

    As minhas femeas de beta (3) convivem bem com outros peixes. Tenho 4 kinguios e 2 carpas. As vezes elas sobem na bomba de ar e ficam fora da agua cerca de meia hora ou mais. Depois voltam…no começo achei estranho mas depois percebi que estavam bem fazendo isso. 🙂

  8. Anônimo disse:

    Amei comprei p neta Rihanna ela amou

  9. Jardiela disse:

    Comprei meu beta,o nome dele é Lemory confesso q já o amo,amém q viva por muito tempo,se depender de mim durará amo muito

  10. Marcio melo disse:

    Crio betas femeas(5) e um macho,junto com barbos sumatra,barbo ouro,tetra,acara bandeira,mato grosso,danio malabario,paulistinha e espadas,,cada especie citada tem no minimo 5 individuos aquario de 200 L Bem ciclado é o convivio muito pacifico.ainda ñ tive nenhum problema ja se vão 4 meses.

  11. Regina disse:

    Também aprendi que para ele ficar saudável e especialmente se ele estiver apresentando essas peles brancas e soltas que falei no post anterior é bom colocar 3 ou 4 bolinhas de sal grosso na água dentro do aquário. Isso evita que dê fungos no peixe. E se já estiver com fungos o sal retira os fungos do peixe. Já salvei meus betas que tiveram isso com o sal. Sempre que trocar parte da água coloque 3 bolinhas de sal grosso no aquário… fui orientada por um aquarista a fazer isso e deu certo.

  12. Regina disse:

    Eu já criei beta muitos anos… tive um que durou 3 anos e meio… nesses anos aprendi uns truques para ele viver mais. Vc tem que colocar termômetro no aquário e se necessário um aquecedor pequeno…. eles vivem melhor numa temperatura de 22 a 23 graus. Também não é necessário estar sempre limpando o aquário… eles não gostam… eles preferem ficar na água deles mesmo…. água limpa faz mal pra eles…. eles começam a ficar doentes e criar tipi umas peles brancas que ficam descamando….

  13. rafael disse:

    você fez a ciclagem do aquário ? de uma olhada nesse link deve ajudar
    http://www.aquaristajunior.com.br/como-preparar-aquario-antes-colocar-peixes/

  14. Daisy neves disse:

    Ganhei um aquario e coloquei 8 peixinhos diferentes e foi morrendo um por um ,as barbatanas deles apodresseram .vc sabe me explicar porque isso aconteceu o ultimo foi meu betta

  15. Roberto disse:

    Meu Beta macho faz das pedras ninho, o que fazer

  16. rafael disse:

    teria que verificar os parâmetros da água que sai do poço

  17. Anônimo disse:

    posso usa agua de poço

  18. Andresa Silva disse:

    Não tive uma experiencia boa com beta machos e outros peixes; Teria uma especie especifica de peixes ?

  19. rafael disse:

    De um pouco de artêmia viva para o seu peixe

  20. Paloma disse:

    Meu Berta não sobe para comer, as vezes passa cerca de três dias sem comer. Não nada nem nada. O que pode estar acontecendo?

  21. Gian disse:

    Show de bola eu comprei um Beta azul ontem obrigado pela explicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.