peixe betta como cuidar

O que os olhos dos peixes querem dizer?
18 de abril de 2016
Como fazer filtro de planta
30 de abril de 2016

peixe-betta

O peixe betta é um dos peixes mais popular no aquarismo principalmente para os iniciantes  por ter um baixo custo.
Primeiro vamos falar sobre a casa do betta, o aquário ou beteira.
Os bettas conseguem “viver” (sobreviver) em um copo de água, mas isso não é o ideal porque diminui a vida do peixe então tome cuidado para não comprar um aquário muito pequeno e não vá na loja comprar o maior aquário que cabe na sua casa.
O ideal para os bettas é que o aquário tenha  de 10/20 litros de água caso o espaço que você reservou não caiba um aquário desse porte sugiro aquário de 5 litros. Os bettas respiram ar da atmosfera sendo necessário que vá a te a superfície para respirar o aquário não deve ter mais do que 30 cm de altura de água (o aquário pode ter mais de 30 cm) para não cansar o peixe, o ideal é 20 cm. Não encha muito o aquário de água para que o betta não pule mesmo que esteja tampado, ele pode achar o corte da tampa e não você não pode tampar esse corte ele esta la para que tenha troca de gases e para que o betta não fique respirando o meso ar. Eu gosto de tampar o aquário com tela.
Não existe uma real necessidade de usar filtro no aquário mas caso você queira usa é muito bom (eu uso), melhora a qualidade da água cria bactérias benéficas e diminui as trocas parciais de água (TPAs). Na hora de adquirir o filtro é necessário que tenha alguns cuidados, o betta não gosta de água muito movimentada e se a bomba for muito forte pode sugar a nadadeira machucando-a e evite grandes ondas na superfície da água para que o betta não tenha dificuldade na hora de respirar.
O cascalho e decoração é meramente estética pode escolher ao seu gosto tomando cuidado para que as escolhas não mude o PH. Pode ser usado plantas naturais e/ou artificiais sem problema.
Não importa se você tem ou não filtro você devera fazer as TPAs, eu não faço como a maioria das pessoas de retirar o peixe do aquário e jogar 80% da água fora acho muito estressante para o peixe. eu uso a mesma  tecnica usada em aquários maiores de sinfonar o fundo sem retirar o peixe. retirando mais ou menos 20-30% de água do aquário reponho a água usando condicionadores para tirar cloro e coloco um pouco de água do aquário na água nova e  coloco no aquário.

PH- 7,0 neutro

o PH é muito importante para todos os peixes para o betta não seria diferente com o PH correto você pode evitar muitas dores de cabeça com doença.

TEMPERATURA- 27°

Recomendo o uso de uma aquecedor com termostato pois pode esfriar quando você não estiver em casa.Mesmo que o aquecedor tenha termostato é sempre bom ter um termômetro para que você possar ver caso algo de errado com o aquecedor.Alimentação do betta é bem simples hoje no mercado existe vários tipos de alimentos e marcas eu prefiro dar flocos para os meus bettas por ser de fácil digestão. Caso você vá dar comida de bolinha para o seu peixe recomendo que deixe as bolinhas que você vai dar para o seu betta por 5 minuto mais ou menos na água antes de jogar no aquário muitas bolinhas chegam a triplicar de tamanho imagina oque não vai acontecer na barriga do betta. É sempre bom variar a comida pode ser de marca e dar alimentos vivos como as artêmias de vez em quando.

Não gosto muito de por espelho na frente do betta mas caso queira por não ultrapasse de 5 minutos pois isso pode prejudicar o seu peixe.

Quer aprender mais sobre peixe beta clique aqui 

 

 

2 Comentários

  1. Leticia vitoria rocha da silva disse:

    Oi eu queria saber se quando o peixe beta tipo morde pela lateral o que significa

  2. Anônimo disse:

    Oi eu queria sabe quando o peixe beta tipo morde pela lateral o que significa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.