Como fazer um Sifão pro Aquário
14 de abril de 2015
Como introduzir o peixe no aquário?
28 de abril de 2015

sifãoA troca parcial ou tpa é uma parte muito importante e necessária que devemos ter alguns cuidados para efetuar. A tpa serve para retirarmos excesso de sujeira que se acumule no fundo, elementos químicos da água  e renovar a água do aquário ou lago.
A água sofre muitas alterações em suas características além dos dejetos que os peixes liberam os peixes liberam outros tipos de elementos como o muco epitelial, gorduras, proteínas, ácidos etc. A decomposição do resido acidifica a água desequilibrando o PH.
Na natureza as chuvas e nascente fazem esse papel, mas em nossas casas isso não ocorre (a água da chuva nem sempre é a melhor água para se usar principalmente em grandes metrópoles, mas pode ser usada).
A maioria dos aquários de água doce é necessário que seja feita a sifonagem periódica o ideal é semanalmente porem não é uma regra tudo depende de quanta sujeira esta acumulada no cascalho e a qualidade da água.
Não se deve retirar tudo para limpar apenas usar o sifão para retirar a água.
Limpeza dos vidros pode ser feita com uma esponja comum ou de uso exclusivo para isso. A sujeira que se acumula no vidro é principalmente zoogleia e algas que não prejudica os peixes muito pelo contrario pode ser usado como reserva alimentar para algumas espécies de peixes esse lodo só atrapalha a nossa apreciação do aquário. Podemos limpar apenas os vidros que usamos para apreciar os peixes.
A quantidade de água que devera ser retirada depende da frequência que você faz a tpa se for semanalmente 10% a 15% será o suficiente se for de 15 em 15 dias pode trocar 20% a 30% evite fazer troca parcial maior que 45% da água isso pode estragar a biologia e causar danos aos peixes. Essa água pode ser usada para regar as plantas, ecologicamente e financeiramente dizendo você diminui o desperdício de água porque você terá que regar suas plantas e essa água é muito rica em nutrientes bons para as plantas posso dizer que é uma água adubada.
Muitos autores falam em igualar a temperatura , o PH  entre outros parâmetros da água antes de por na água eu uso uma técnica um pouco diferente que para mim tem funcionado muito bem. Oque você deve entender é que essa água não tem os mesmos valor biológico que a água onde estão os peixes e isso pode causar um choque térmico muito grande nos peixes por tanto quanto mais vagarosamente você colocar a água nova melhor e onde você coloca é importante também. Sabendo disso você ira entender a minha técnica.
Encho metade ou um pouco menos do balde com água da torneira coloco desclorificante na água do balde e completo o balde com água do aquário.Coloco o balde de água em uma parte mais alta do que onde eu irei por a água, com uma mangueira fina usando o mesmo principio da sifonagem começo repor a água sempre que possível eu coloco a ponta da mangueira no filtro para misturar antes de ter contato com os peixes deixando a mangueira mais longe possível da parte biológica do filtro para não correr  risco algum de  causar danos as bactérias benéficas tão importante para o bom funcionamento do sistema.

9 Comentários

  1. Anônimo disse:

    gostei

  2. Francisco disse:

    Método muito bom vou copiar,obrigado

  3. José Carlos Carvalho disse:

    Não costumo fazer assim, mas parece-me bem! É sempre bom saber mais.. Boas dicas!

  4. Gustavo disse:

    Eu realmente aprendi muito.

  5. Cristiane disse:

    Muito bom obg..

  6. Daniel disse:

    muito obrigado você realmente me ajudou muito

  7. Anônimo disse:

    Bom!

  8. César disse:

    Ótimo artigo, me ajudou muito

  9. Silas disse:

    Bom saber.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.